
Um dos pontos altos do evento será a disponibilização de 74 vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcDs), ofertadas por meio do Sine-VG, além de oficinas de capacitação e orientação de carreira
Na próxima segunda-feira, 22 de setembro, será realizado o I Encontro da Pessoa com Deficiência no município de Várzea Grande, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, do Sine-VG e da Assessoria de Políticas de Inclusão. O evento será realizado no Várzea Grande Shopping, a partir das 10h, no terceiro piso, e integra a programação nacional do ‘Dia D de Inclusão e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência’, celebrado em todo o país.
Com o tema “A inclusão começa com uma oportunidade”, o encontro reúne parceiros como a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande (CDL-VG), o Ministério do Trabalho e Emprego e o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Empresas interessadas em contratar ou regularizar suas cotas de inclusão, profissionais de RH, gestores públicos, movimentos sociais e pessoas com deficiência devem participar da programação.
Um dos pontos altos do evento será a disponibilização de 74 vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcDs), ofertadas por meio do Sine-VG. As oportunidades são para diversas áreas: Atendente de lojas (1), Auxiliar de linha de produção (55), Frentista (3), Lubrificador de automóveis (3), Oficial de manutenção (1), Operador de caixa (3) e Servente de limpeza (8).
A prefeita Flávia Moretti (PL) ressalta que a iniciativa reforça o compromisso da gestão com políticas públicas inclusivas. “Várzea Grande é uma cidade que respeita as pessoas com deficiência, desde que assumimos trabalhamos para que as políticas de inclusão não fiquem apenas no discurso, mas cheguem na vida das pessoas, transformando realidades e criando oportunidades. Desde abril estamos realizando um censo inédito no Município para saber quantas pessoas são neurodivergentes ou deficientes e podermos fazer políticas públicas de verdade”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Várzea Grande, Mário Quidá, destacou a importância do evento para a empregabilidade e a cidadania. “Esse encontro é uma oportunidade concreta de aproximar empresas e trabalhadores com deficiência. Queremos mostrar que inclusão não é apenas cumprir uma lei, mas abrir espaço para talentos que têm muito a contribuir para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”.
Já a assessora de Políticas de Inclusão, Priscila Lima, lembra que o encontro é um marco histórico para Várzea Grande. “É a primeira vez que a cidade realiza um evento dessa magnitude, voltado especialmente para a pessoa com deficiência. O objetivo é dar visibilidade, promover capacitação, ofertar serviços e, principalmente, abrir portas no mercado de trabalho”.
Além de oficinas de capacitação e orientação de carreira, o evento vai oferecer entrevistas de emprego, cadastro de vagas no Sine, emissão de CTPS digital, laudos médicos, orientação jurídica e previdenciária, oficinas de currículo, serviços de acessibilidade e espaços de bem-estar.
“A programação faz parte de uma mobilização nacional em setembro, que visa fortalecer a inclusão no mercado de trabalho e estimular empresas a cumprirem a Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91), além de sensibilizar a sociedade para o respeito e valorização da inclusão social”, completou o gestor Mário Quidá.